Algumas pessoas ficam na dúvida quando começam a usar o Moskit sobre como cadastrar Contatos, Empresas e Negócios. Nesse artigo eu pretendo deixar claro a diferença entre cada um desses módulos.

O conceito é bastante simples.

Primeiro nós temos Contatos e Empresas. Imagina um cartão de visitas. Bem, não precisa imaginar. Esse aqui é um cartão de um amigão meu que eu achei aqui na minha mesa rs.


Os cadastros de Contatos e Empresas são, nada mais nada menos, que as informações desse cartão colocadas no sistema.

Assim, o contato do Larry cadastrado no Moskit ficaria assim:

Verifique que a empresa Google ainda não existia na minha base e foi criada no momento do cadastro do Larry.

Agora eu posso ir até ela completar o cadastro com o endereço, site, etc.


Atenção! É muito importante que o contato esteja relacionado com a empresa, ou seja, que eu coloque no momento do cadastro que o Larry faz parte da empresa Google. Dessa forma, o Moskit trará informações do contato e da empresa nas linhas do tempo tanto de um quanto de outro, facilitando a visualização.
Caso você cadastre o Larry sem a empresa e depois cadastre a empresa Google separada, o vínculo não será feito e as informações não serão relacionadas.

Agora você vai reparar em uma outra coisa importante: dentro das fichas de empresa e de contato existem algumas opções de ações. Na ficha de contato você encontra Notas, Atividades e Email. Já na de empresa você encontra Notas e Atividades.

Você pode criar Notas e Atividades tanto em contatos como em empresas, mas só pode enviar emails para contatos. Se você vai utilizar mais as empresas ou mais os contatos vai depender do tipo do seu negócio. Empresas que lidam mais com B2B podem usar mais os cadastros de empresas, já empresas B2C podem usar mais os cadastros de contatos. De toda forma, se os cadastros estiverem relacionados você terá as principais informações tanto em um quanto em outro.

Negócios

Vamos imaginar que eu peguei o cartão do Larry quando o encontrei na rua e o cadastrei no Moskit. Como bom vendedor, eu vou trabalhar o Larry para vender o Moskit pra ele. Depois de muitos emails e telefonemas, eu agendei uma reunião e ele me passou que realmente estão procurando uma solução para a equipe comercial deles. Nesse momento, eu tenho um possível Negócio com o Larry e o Google. Então eu vou criá-lo no meu Moskit:

Negócios tem um valor e uma data prevista para o fechamento e compõem o seu Funil de Vendas, que é a parte mais importante do seu CRM.

Repare que no exemplo acima eu criei um negócio a partir do contato do Larry, ou seja, esse negócio está relacionado com o Larry e com o Google.

Dentro de um negócio você também pode escrever notas, criar atividades e enviar Emails. Como esse negócio está relacionado a um contato e a uma empresa, tudo o que for cadastrado nele aparecerá na linha do tempo do Larry e do Google.

Um Contato ou Empresa pode ter diversos negócios fechados ou em andamento. Um negócio pode ser pra você uma proposta, um pedido, um orçamento ou qualquer outra oportunidade de fazer uma venda.

Encontrou sua resposta?