Pense em você como cliente.

  • Quantas vezes você já foi mal atendido?
  • Quantas vezes você precisou ligar para um vendedor para lembrá-lo do seu orçamento?
  • Quantas vezes você precisou repetir o que você está procurando para um vendedor?
  • Quantas vezes você se sentiu inseguro durante uma compra?

Posso apostar que não foram poucas as vezes que em que você vivenciou as situações acima. Seja comprando um carro ou uma calça jeans, diariamente somos deparados com atendimentos que ficam aquém das nossas expectativas.

E como é o atendimento que estamos dando para os nossos clientes?

Um bom vendedor deve estar sempre preocupado em vender o que o cliente precisa no menor tempo possível.

Para isso, nós não podemos perder tempo. Se o cliente pedir pra ligar amanhã às oito horas da manhã, eu tenho que ligar amanhã às oito horas da manhã.
Se o cliente pediu pra retornar em 30 dias porque está saindo de férias, eu vou retornar em 30 dias e perguntar como foi de viagem.
Se o cliente me falou na primeira reunião que procura um apartamento com duas vagas de garagem porque tem dois carros eu não vou oferecer em nenhum momento um apartamento com uma vaga e ele nunca vai precisar repetir isso pra mim.
Se o cliente me falou que precisa conversar com a esposa antes de fechar e que me liga na semana que vem, eu não vou ficar esperando e na semana que vem eu vou entrar em contato para ver se ele avançou.
Se o cliente está comprando um carro pro filho dele chamado Fernando, eu nunca mais vou esquecer o nome dele.

É muita informação.

Além disso tudo, precisamos saber quais desses clientes estão mais próximos do fechamento, se o que temos na mão será suficiente para bater a meta do mês e onde nós podemos melhorar para fechar mais.

Você pode gerir essas informações de diversas maneiras, desde a boa e velha agenda até o Excel, mas a forma profissional de fazer isso é através de um CRM.

O CRM (do inglês Customer Relationship Management) é a ferramenta que centralizará todas as informações dos seus clientes e interessados e todos os seus esforços de vendas. Além disso, também reunirá em um só lugar todas as suas atividades relacionadas a eles e lhe trará relatórios e gráficos para ajudá-lo a refinar o seu processo de vendas e, principalmente, te ajudar a vender mais.

A gestão eficiente do seu relacionamento com o cliente traz inteligência para o seu dia a dia e te libera de ter que ficar lembrando de um monte de coisa para focar no que interessa: vender.

O CRM só não é mais importante para o vendedor de hoje em dia do que o telefone.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e veja nosso blog.

Encontrou sua resposta?