O quê eu consigo importar?
Com essa funcionalidade, você tem a opção de importar Contatos, Empresas, Negócios ou os três simultaneamente, já relacionados
Como fazer?
1 - Preparando a planilha:
- Primeiro, certifique-se de que sua planilha está em formato CSV. Recomendamos utilizar o Google Planilhas para preparar e exportar sua planilha em CSV (sheets.google.com);
- Depois, considere o quê você quer subir para o sistema (se serão somente contatos, se serão contatos e empresas, contatos empresas e negócios, etc);
- Para cada tipo de cadastro, é necessário uma coluna de responsável específica. Então você deve configurar a planilha de forma que exista uma coluna de responsável para o contato e outra para a empresa relacionada a ele. Veja a imagem (clique para ampliar):
PS: Caso você queira subir contatos relacionado com empresas, o campo de nome da empresa não pode estar vazio, caso contrário essa empresa não será levada.
2 - Exportando a planilha para CSV
- Após preparar sua planilha, precisaremos exportá-la para podermos subir no Moskit;
- Clique em Arquivo > Fazer download como > Valores separados por vírgula (.csv, página atual). Veja a imagem:
3 - Subindo a planilha no Moskit
Depois de baixar seu arquivo em CSV, siga o passo a passo:
- Dentro do Moskit, acesse Configurações;
- Na área de migrações, clique em CSV e depois em Enviar arquivo;
- Selecione ou arraste a planilha que você baixou;
- Quando terminar o upload, você receberá uma notificação de Importação pronta para ser configurada. Clique nessa notificação ou no ícone de engrenagem que aparecerá do lado direito.
4 - Relacionando as colunas
Agora precisamos definir quais os campos do Moskit que devem receber as informações das colunas da planilha. Observe a imagem (clique para expandir):
- Na primeira coluna em azul, estão as colunas da sua planilha;
- Na segunda, é exibido o conteúdo da primeira linha da planilha (se você repousar o mouse em cima, mais opções aparecerão);
- Na terceira coluna você deve selecionar o campo do Moskit que deseja enviar a informação referente a essa primeira linha da planilha;
- Na opção da direita você consegue IGNORAR A COLUNA, caso exista alguma coluna da planilha que você não queira subir.
Configure as colunas colocando-as em seus respectivos campos. Veja a imagem (clique para ampliar):
Quando aparecer um ícone de engrenagem ao lado do campo da direita, significa que essa opção precisa ser configurada/ajustada. Veja a imagem de exemplo:
Depois de relacionar as colunas, é só clicar em COMEÇAR para dar início à subida de dados.
Você pode acompanhar o andamento através da barra de progresso. Quando o processo for finalizado, você receberá uma notificação.
Minha importação não subiu por completo, o quê pode ter acontecido?
Caso você tenha finalizado sua migração e apareceu um aviso de arquivo de erros, isso quer dizer que algumas linhas da planilha não conseguiram ser importadas, por conta de algum erro. Clique no ícone para baixar a planilha somente com as linhas que não foram importadas.
Clique em Baixar arquivo de erros. Veja a imagem:
Agora, suba sua planilha novamente no Google Planilhas e perceba que uma nova coluna foi adicionada ao final da planilha. Nesta coluna estará o motivo do erro de cada uma das linhas que não foram para o Moskit, como algum campo obrigatório em branco ou um formato incorreto. Veja a imagem de exemplo:
PS: a planilha de erros é gerada sem o cabeçalho;
Repare na coluna L, que cada linha retornou com o motivo de falha na importação, permitindo você fazer os ajustes necessários antes de enviar essa planilha de erros já ajustada.